segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Defesa Civil de Cordeiro participa de capacitação em Nova Friburgo

Sempre destacando que o seu trabalho é alvo de elogios, porque prioriza o coletivo, cujas ações são desenvolvidas por uma equipe dinâmica e eficiente, o secretário de Defesa Civil de Cordeiro, Ailton Taveira, outra vez representou o município num encontro importante, em Nova Friburgo, dessa vez ao lado do diretor de Operações, Luan Feijó.

Durante o encontro realizado na última quarta-feira, 10, na sede da Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo, ocorreu a ‘Capacitação do Corpo Técnico das Defesas Civis’ inclusas na área da REDEC SERRANA (Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro) no que se refere ao uso adequado do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.


Para quem ainda não conhece a mencionada ferramenta de auxílio, o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC) é um meio de pagamento específico para ações de Defesa Civil, cuja finalidade é auxiliar a Administração Pública no controle dos gastos, mantendo agilidade e segurança. O cartão é destinado a ações de socorro, assistência e restabelecimento, a ser utilizado exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública, como meio de pagamento de despesas.

Ao deixar o local da capacitação – comandada pelo Major Robson Luis e Tenente Coronel Watanabe, ambos da Superintendência Operacional (SUOP), com apoio do Tenente Coronel Alexandre Pitaluga, da REDEC SERRANA – o secretário Taveira declarou que o cartão é um instrumento de grande relevância operacional, pois está voltado às ações de resposta e reabilitação de cenários atingidos por desastres.

Foi um encontro muito produtivo, com esclarecimentos de diversas dúvidas quanto ao uso do cartão, uma vez que um novo contrato para abertura da conta foi assinada no Banco do Brasil pelo prefeito Luciano Batatinha. Pude perceber que estamos muito bem informados sobre o assunto, até porque temos os estudado há algum tempo”, disse o secretário, acrescentando ainda que os recursos só podem ser transferidos a entes federados em situações de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Também marcaram presença os municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, Sapucaia, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e Nova Friburgo. “Gostaria de agradecer ao Coronel Mori pelo convite e disponibilidade durante a capacitação. Bons exemplos de articulação e de comprometimento com o sistema de Defesa Civil”, concluiu Ailton Taveira.

Nenhum comentário: