quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Trabalho de integração evita transtornos após as chuvas em Cordeiro

Prefeitura lidera ação e oferece resposta rápida atuando na madrugada

Choveu acima do esperado em Cordeiro no último final de semana, redundando em ocorrências isoladas em três bairros, imediatamente registradas e acompanhadas pela Secretaria de Defesa Civil, cuja equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros do Destacamento 1/6, que notificou o secretário Ailton Taveira. “Mesmo após as ações acompanhadas de perto pelos secretários, continuamos monitorando todas as áreas de risco, previamente detectadas, e orientamos à população para nos acionar em caso de ocorrências ou emergência pelo telefone 199”, disse Taveira.

Depois de ser informado do ocorrido, o prefeito Luciano Batatinha determinou que seu secretariado tomasse todas as medidas necessárias, de imediato, para evitar maiores transtornos ou prejuízos à população das áreas mais afetadas. Assim, num trabalho de integração ágil e coordenado pela Defesa Civil, a mobilização envolveu as secretarias de Obras, Trânsito e Assistência Social e Direitos Humanos, cujos titulares comandaram pessoalmente as ações de atendimento aos munícipes.

Nos Dois Valos houve transbordamento do córrego em virtude da elevada precipitação pluviométrica. Foram registrados mais de 100 milímetros de chuva apenas na noite de domingo.


Depois que as águas baixaram, com uma máquina e servidores do setor, a Secretaria de Obras iniciou a limpeza do córrego visando dar melhor vazão às águas. “Estamos atentos e trabalhando para oferecer respostas rápidas à população dos Dois Valos e de outros bairros atingidos”, disse o secretário de Obras, Félix Ribeiro.

Outra ação conjunta e muito rápida – alvo de elogios da própria comunidade do entorno – ocorreu na Rua Sebastião Vidal Sete, no São Luiz. Um pequeno deslizamento de terra atingiu a parede lateral de uma residência, mas sem registro de vítimas. No local, um poste ficou avariado, mas após contato da Prefeitura de Cordeiro com a empresa de energia elétrica, o problema foi sanado e um novo poste afixado noutro ponto.


Na rua de baixo do bairro (Padre André Boaventura) foi organizado um mutirão de limpeza para normalizar o tráfego e oferecer tranquilidade aos moradores.


Já no bairro Manancial, um muro tombou inteiro, assustando um morador da casa ao lado, que não foi atingido, mas ficou momentaneamente desalojado e está na casa de uma filha.


Juntamente com o secretário de Defesa Civil, a secretária de Assistência Social, Letícia Reis, visitou no mesmo dia os locais atingidos para orientar os moradores e verificar o que poderia ser feito em auxílio a eles conforme cada situação detectada. “Esse trabalho integrado é marca registrada de nossa equipe em defesa da comunidade”, reforçou Letícia.

Nenhum comentário: