segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Engenheiro japonês é recebido em Nova Friburgo para tratar de obras através do novo projeto Gides

Na manhã de quinta-feira, dia 19, o engenheiro Hiroshi Shimoosako, da empresa YEC – Yachiyo Engineering Co., Ltd, de Tóquio, foi recebido na Prefeitura de Nova Friburgo pelo vice-prefeito Marcelo Braune, representando o prefeito Renato Bravo. O subsecretário de Planejamento Urbano, Alexandre Sanglard, também participou da recepção ao visitante.

Durante o encontro foram mostradas algumas imagens em vídeo de ocorrências naturais no Japão em 1981 e 1999, com características semelhantes às registradas em Nova Friburgo em janeiro de 2011, o que aproximou o Japão de Nova Friburgo. Conforme citou Alexandre Sanglard, o que foi uma novidade para nós, os japoneses já demonstram experiência e repassam as providências adotadas por eles, através de obras e estrutura. Hiroshi Shimoosako apresentou também a Marcelo Braune e Alexandre Sanglard, o resumo de um projeto de barragem para contenção de detritos em grande quantidade, toda construída em aço.



O subsecretário de Planejamento Urbano explicou que se trata de um novo projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides) que vai utilizar os levantamentos feitos pelo projeto Gides anterior, em fase de conclusão no Brasil. Porém, Nova Friburgo foi ofertada com a continuação desse projeto no 'eixo obras'. Com isso, foi apresentado ao vice-prefeito uma minuta do novo convênio a ser desenvolvido a partir de abril de 2018, conforme previsão inicial.

O foco principal do novo projeto será a solução técnica da erosão da encosta por trás do Hospital São Lucas. Já existe um levantamento e um estudo preliminar, e agora, os japoneses, ministérios envolvidos e Prefeitura partem para o projeto executivo, a fim de conseguir junto ao governo federal os recursos necessários para a execução da obra, que, de acordo com os japoneses e equipes dos ministérios, já estariam previstos.

Nenhum comentário: