O varejo eletrônico (e-commerce) está sendo apontado como o
meio mais eficaz e rentável para obtenção de sucesso nas vendas em todo país. E
com o objetivo de ajudar a impulsionar o mercado local é que o Sebrae realizará
no dia 27 de setembro (quarta-feira), em Nova Friburgo, um seminário gratuito
sobre e-commerce. A iniciativa, que é realizada em parceria com a Associação
Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Sindicato das
Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) e Associação Brasileira de
Comércio Eletrônico (ABCOMM), tem número de vagas limitado.
O seminário será composto por três palestras que serão
realizadas a partir das 18h30, na sede da Acianf (Rua Alberto Braune, nº 111 –
Centro) e que trazem os
seguintes temas:
- Como gerar resultados para seu negócio integrando landing
pages e e-mail marketing;
- Estratégias de precificação para rentabilidade no
e-commerce e;
- Como escolher a plataforma ideal para o sucesso de seu
negócio.
Segundo Livia Bon, analista do Sebrae/RJ responsável pela
iniciativa, quem optar por participar das palestras ficará por dentro de
maneiras eficazes para impulsionar as vendas, além de aprimorar seus
conhecimentos de e-commerce, mídias sociais, remarketing, marketingplace, entre
outros conceitos. “Nosso objetivo é ajudar os empresários de nossa região a
encontrarem novas ferramentas, ou até mesmo aprimorar a utilização delas em
favor dos resultados. Sabemos que o e-commerce é um dos poucos meios
relacionados às vendas que tem crescido e apresentado resultados extremamente
satisfatórios para quem usa esse recurso no país. Em razão disso é que estamos
oferecendo essas três palestras, para que os empresários de nossa região possam
ganhar mercado e, ao mesmo tempo, tornarem-se mais competitivos”, destaca.
Dados de mercado
De acordo com o portal “Profissional de e-commerce”
(www.profissionaldeecommerce.com.br), em 2016 o segmento de e-commerce faturou
mais de R$ 44 bilhões, com alta de 7,4% em relação a 2015, mesmo diante de um
cenário econômico desfavorável.
Dados do relatório Webshoppers 35, divulgado em 2016 pela
Ebit (empresa referência em informações sobre o varejo eletrônico nacional)
apontam que a categoria mais vendida, em volume de pedidos, no país, foi o de
“Moda e Acessórios”, com 13,6% das encomendas. Vale lembrar que esta é uma das
principais vocações regionais locais.
Os interessados em obter mais informações, ou em realizar
inscrições, basta entrar em contato pelo telefone: (22) 2523-6908.
Tendências
Para 2017, o relatório Webshoppers, da Ebit, aponta que o
e-commerce brasileiro vai faturar R$ 49,7 bilhões, com crescimento nominal de
12%. O tíquete médio deverá expandir 8%, passando para R$ 452 (contra R$ 388 em
2016), enquanto que, para o volume de pedidos, a expectativa é de uma alta de
4%, para 110 milhões (contra 106,3 milhões de pedidos em 2016).
A Ebit também prevê 40% de crescimento das compras feitas
por meio de dispositivos móveis no comércio eletrônico. A expectativa é que 32%
das transações provenham de smartphones e tablets em dezembro de 2017.
Segundo especialistas, a migração de consumidores do varejo
físico para o e-commerce é uma tendência cada vez maior em razão da comodidade,
preços e maior versatilidade quanto à política de trocas ou recusas de
produtos.
As cinco categorias mais vendidas em 2016, em volume de
pedidos, foram:
1) Moda e Acessórios – 13,6%
2) Eletrodomésticos – 13,1%
3) Livros/Assinaturas/Apostilas – 12,2%
4) Saúde/Cosméticos/Perfumaria – 11,2%
5) Telefonia e Celulares – 10,3%
As cinco categorias mais vendidas, em faturamento, foram:
1) Eletrodomésticos – 23%
2) Telefonia/Celulares – 21%
3) Eletrônicos – 12,4%
4) Informática – 9,5%
5) Casa e Decoração – 7,7%.
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