sábado, 23 de setembro de 2017

Alunos da rede municipal de ensino preparam 'bombas ecológicas' em Nova Friburgo

No próximo dia 14 de outubro, pilotos do Clube Caledônia de Voo Livre saltarão da montanha do Caledônia – situada em Nova Friburgo e considerada um dos melhores locais para este tipo de atividade no Brasil – e lançarão do céu mais de mil bombas de sementes contendo diversas espécies nativas da Mata Atlântica em margens de rios e nascentes.

As bombas ecológicas são uma iniciativa da empresa EcoModas, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, e estão sendo desenvolvidas por mais de 1.300 estudantes de escolas municipais, em uma ação de conscientização ambiental. Essa atividade, de parceria público-privada, visa inserir as crianças no projeto Bomba de Sementes e utilizar as mãos das crianças para misturar barro, composto orgânico e sementes formando uma bola ecológica que é arremessada dentro da mata e em locais de difícil acesso.


Em junho deste ano, esse trabalho foi iniciado no teleférico, quando mais de 1.500 bombas ecológicas foram lançadas por mais de 500 pessoas utilizando as cadeirinhas deste ponto turístico de Nova Friburgo. A atividade segue em outubro, oportunidade em que a EcoModas e a Prefeitura darão um voo mais alto. As bombas de sementes serão lançadas de parapentes, em uma união pela causa ambiental com o Clube Caledônia de Voo Livre.

Para essa segunda ação do Bomba de Sementes, a EcoModas e a Prefeitura contam com cerca de 20 pilotos de parapentes que saltarão da rampa do Caledônia e chegarão na localidade de Cardinot. 

No total, são nove escolas participando das oficinas ministradas por Clécio Tuler, educador ambiental e membro da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo. 

Mais informações podem ser obtidas através do site www.ecomodas.com.br/bomba-de-sementes/parapente/.

Nenhum comentário: