sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Seminário de Produção Orgânica será realizado em Nova Friburgo

No dia 14 de agosto,segunda-feira, às 14h, o Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ realizará  gratuitamente, para produtores de orgânicos e demais agricultores da região, o “Seminário Produção Orgânica: Do Campo ao Mercado”, cujo objetivo é promover o projeto: “Economia Ecológica e Sustentável das Regiões de Mata Atlântica do RJ”, além de fomentar as ações das atividades referentes ao cultivo de orgânicos, em razão dos benefícios que essa atividade pode gerar, não só para o mercado consumidor, mas também para quem produz, e para o meio ambiente. O evento, que será realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf – Avenida Alberto Braune nº 11 - Centro),  está com as inscrições abertas e o número de vagas é limitado.

De acordo com Márcia Moreira, analista do Sebrae/RJ, os produtos orgânicos têm obtido uma aceitação muito grande no mercado nacional, em razão da busca das pessoas por uma alimentação mais saudável e que não agrida a natureza. Por isso, a instituição resolveu realizar este seminário, para difundir informações que possam fortalecer e estimular atividades dessa natureza na região. “A produção de orgânicos tem exercido um papel econômico, social, salutar e ambiental fundamental na vida dos agricultores familiares, que são responsáveis por grande parte desse tipo de produção. As atividades que envolvem a produção orgânica e a Agroecologia passaram a ser sinônimo de mais renda e qualidade de vida para eles. Ao mesmo tempo, há uma demanda cada vez maior por alimentos saudáveis, que respeitem tanto o meio ambiente como tenham uma boa relação de trabalho e de apropriação dos recursos naturais de forma sustentável”, explica.

No seminário está previsto um debate com considerações sobre o cenário nacional do mercado de orgânicos, uma palestra sobre produção orgânica de morangos, além da apresentação de uma cartilha do Sebrae/RJ sobre o setor.

Para quem quiser obter mais informações ou realizar inscrições, pode ligar para 0800-570-0800.

Projeto Economia Ecológica e Sustentável

O projeto “Economia Ecológica e Sustentável das Regiões de Mata Atlântica do RJ” visa promover o aumento da competitividade dos Pequenos Negócios Rurais nas Regiões de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, por meio da ampliação do uso de soluções de base ecológica e temas associados à Bioeconomia, Economia Ecológica e Sustentabilidade, aplicados aos métodos produtivos, garantindo desta forma uma produção com maior valor agregado e diferenciais de mercado.

Neste sentido, o público-alvo desse projeto são os Pequenos Negócios do campo, ou seja, produtores rurais da agricultura familiar e Micro empresas, incluindo estabelecimentos do varejo, empresas especializadas em produtos naturais e mercados.

A intenção é também estabelecer relações com os produtores rurais, seja na distribuição de produção, ou na comercialização de produtos in natura, ou processados.

Como foco estratégico, o projeto destaca:

- ampliar o mercado de base ecológica;
- difundir boas práticas sustentáveis e modelo de negócios;
- fortalecimento da governança com parceiros estratégicos;
- compras públicas;
- sustentabilidade;
- agrofloresta;
- agroecologia e produção orgânica;
- agroextrativismo.

Nenhum comentário: