sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Alunos de escolas municipais passarão por consultas oftalmológicas

O Projeto “De Olho no Futuro”, parceria entre o Rotary Club Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Educação, realizará no sábado, 19, exames de vista em 81 estudantes de 28 creches e escolas da rede municipal de ensino. O atendimento, feito pelo Dr. Alexandre Alvares, na Clínica Oftalmológica de Nova Friburgo, será gratuito para todos os beneficiados.

Os estudantes selecionados têm idades entre 2 e 75 anos e passaram, inicialmente, por uma triagem após apresentarem dificuldade de leitura e de copiar as tarefas. O exame oftalmológico vai diagnosticar as causas dessas dificuldades de visão e prescrever o melhor tratamento, geralmente indicando o uso de óculos.

Além de oferecer os exames, o Rotary Club Nova Friburgo faz a doação dos óculos, permitindo que o aluno contemplado tenha a oportunidade de escolher a armação, de acordo com as especificações médicas. A entrega é feita tão logo os óculos de todos os alunos estejam prontos.

A Secretaria de Educação, por meio da coordenadora de Projetos Especiais, Fátima Carestiato, realiza posteriormente o acompanhamento desses alunos, verificando se eles estão realmente usando os óculos e apresentam resultados no aprendizado e no rendimento escolar.

O objetivo do projeto “De Olho no Futuro” é intervir nas condições de saúde ocular, propiciando melhora no rendimento e reduzindo as taxas de evasão escolar decorrentes de problemas visuais. 

Desde a sua implantação, em 2003, cerca de 13.500 alunos já passaram pela triagem nas escolas, 1.897 foram encaminhados para consulta e 711 receberam óculos.

Nenhum comentário: