domingo, 14 de agosto de 2016

Massagem Desportiva

Os primeiros registros de massagem desportiva foram encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas olímpicos. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham grande status na sociedade.

 A Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes

Pré competição:

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, É tonificante, superficial e rápida - de excitação ao Sistema Nervoso Central. 

O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

Pós competição:

A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição. A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

O objetivo desta massagem é o de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo, através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

Melhora a fadiga e a recuperação muscular
Reduz aderências
Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
Previne lesões
Reduz espasmos musculares
Reduz edemas e processos inflamatórios
Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.



Confira também:

Magnésio - para o coração bater no ritmo

Com informações de Treino Online e vídeo Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário