domingo, 15 de maio de 2016

A partir dos 60 anos deve-se ingerir mais água

O hábito de beber água não pode ser deixado de lado, principalmente entre as pessoas de mais idade. Não é incomum os nossos queridos da terceira idade não consumirem água, simplesmente por não sentirem sede, pois o organismo perde a sensibilidade para perceber a sede. E aí, logo logo os  problemas urinários começam a aparecer, sem falar na desidratação, muito comum em pessoas a partir dos 60 anos.

A desidratação não é uma bobagem, pois leva o coração a acelerar para poder manter a pressão sanguínea dentro do vaso. E o rim, coitado, tem que concentrar o líquido no organismo, Em casos mais graves, a desidratação pode levar até ao óbito. Portanto, manter o corpo hidratado é fundamental.

O ideal é que o idoso tome 2 litros de líquidos por dia (água, suco...). Mas atenção! Se o idoso não tem o hábito de ingerir bastante água, vá devagar, não tenta derramar líquido goela abaixo, porque não vai ser legal. O idoso, antes de mais nada, precisa de carinho e compreensão. Vá inserindo esse hábito gradativamente aos seus dias.

Há idosos que costumam se agasalhar muito e isso contribui para o aumento da temperatura corporal. Por isso, além de ingerir bastante líquido, fundamental que ele permaneça sempre em ambientes arejados e use tecidos claros  e de algodão, principalmente no verão.

Tratar o idoso com carinho  e atenção é tratar o próprio futuro com respeito.

Nenhum comentário: