terça-feira, 26 de março de 2013

ENEM: Gramática no lixo

A falta de critério no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) causa insegurança nos jovens que passam pelo teste. Os problemas envolvendo a prova são frequentes. Dessa vez, alunos conquistaram nota máxima em redação apesar de cometerem falhas graves de ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal. “Trousse”, “enchergar” e “rasoavel” foram alguns dos erros encontrados. Além disso, um aluno escreveu uma receita de como preparar um macarrão instantâneo no meio da redação, e, ainda assim, ficou com 560 pontos.

Integrante da Comissão de Educação, o deputado tucano Nilson Pinto (PA) considera preocupante a avaliação. Para ele, é fundamental discutir o tema com especialistas em língua portuguesa. Na quarta, 20, o colegiado aprovou requerimento do deputado Raul Henry (PMDB-PE) pedindo a realização de audiência pública com o objetivo de debater o assunto com especialistas.

O parlamentar considera ainda mais preocupante o fato responsáveis pela correção alegarem que os alunos mencionados haviam explicitado com clareza o seu pensamento. “Esses professores descartaram totalmente a importância da gramática. Isso significa que corremos sérios riscos de perdermos as referências. Como um aluno vai se preparar para uma prova se não sabe o que vale ou não?”, questionou. “Estão jogando no lixo as regras gramaticais brasileiras”, acrescentou.

Quando se vê a incidência de erros graves fica na cabeça uma dúvida enorme: será que essas provas estão sendo realmente corrigidas?”, questionou o deputado.

Por fim, Nilson Pinto defendeu melhor preparação dos alunos para o próximo exame. “A prova não é só de avaliação, mas um vestibular que habilita os alunos a entrar nas universidades. Estão brincando com o futuro de milhões de jovens”, concluiu.

Foram convidados representantes da Academia Brasileira de Letras; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Departamento de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), entre outros.

Matéria disponível em áudio: Clique aqui

Reportagem: Letícia Bogéa

Nenhum comentário: