terça-feira, 15 de maio de 2012

Olimpíada Brasileira de Astronomia


Rede Municipal de Ensino bate recorde de número de Escolas inscritas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

A Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA – completa neste ano de 2012 quinze anos de existência. Participam da Olimpíada alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas privadas, estaduais e municipais. Os alunos participantes, bem como os professores e as escolas, recebem certificados de participação e os melhores colocados são premiados também com medalhas.

Em Nova Friburgo, mais de 60 escolas da Rede Municipal de Ensino foram inscritas para participar da Olimpíada, cujas provas aconteceram na última sexta-feira, dia 11 de maio. A prova foi aplicada na própria escola e consiste em uma única fase.  O secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, comemora a adesão das escolas, que é muito superior ao ano de 2011, quando menos de 10 escolas registraram sua participação neste projeto.

O papel da escola, no sentido de incentivar e estimular a participação dos alunos, é fundamental. Na Escola Municipal Jardel Hottz, por exemplo, foi promovido um trabalho motivacional junto aos alunos. Através de dinâmicas e palestras foi despertada a autoestima dos estudantes, que perceberam que todos possuem uma capacidade infinita e que a chance de êxito na competição é igual para todos, bastando dedicação, estudo, interesse e comprometimento. Além disso, a questão da premiação e da possibilidade de destaque do nome do aluno e da escola em âmbito nacional também foi utilizada como argumento para estimular a participação dos alunos.

Já na Escola Municipal Hermínia Condack, que este ano participa da Olimpíada de Astronomia pela primeira vez, foi designada uma professora responsável pela OBA. Os alunos do Ensino Fundamental foram contemplados com uma palestra sobre Astronomia com o professor Reinaldo Ivaniska, e os demais puderam trabalhar os conteúdos das provas no laboratório de informática educativa. Assim como no Jardel Hottz, também foram realizados simulados com todos os alunos inscritos na prova.

Sobre a participação dos alunos, a diretora do Jardel Hottz, Adriana Pires Machado, destaca que esse projeto viabiliza para os alunos a oportunidade de participar de uma competição sadia e de grande valor pedagógico, que estimula o gosto do estudante pelo saber científico, e promove a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e participativa.

Neste ano de 2012, a Secretaria Municipal de Educação irá reinaugurar o Planetário de Nova Friburgo, que manteve-se fechado por longo período e agora está sendo reformado e ainda terá seu espaço ampliado. Já para o próximo ano, os estudantes poderão trabalhar os conteúdos da Olimpíada não só na sala de aula, como também neste novo espaço que está sendo totalmente revitalizado.

Nenhum comentário: